quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O que me faz ser feliz?



O que me faz ser feliz?

Hoje, a aula de Filosofia para Crianças apresentou uma questão aos meninos do 1º ano da Boavista e a professora Lola ouviu, em segredo, o que cada aluno tinha a dizer.
São estas as  reflexões dos meus filósofos pequeninos:
  • Ter amigos - Marta
  • Quando a minha amiga me dá coisas - Inês
  • Ter amigos e ser feliz - Ana Matilde
  • Estar com a Mãe - Afonso
  • Quando a Professora Lola vem à escola - Beatriz
  • É estar com a minha Mãe e o com meu Pai - Tomás
  • Brincar com os meus primos - Maria Inês
  • Quando a minha mãe dá prendas - Lucas
  • A escola faz-me ser feliz - Eva
  • Quando brinco com os amigos - Guilherme
  • Quando tu (Lola) chegas à aula - Filipa
  • Ajudar os amigos - Duarte
  • Quando a minha mãe compra o que eu quiser - Francisca
  • Quando estou à beira do meu pai - Luís
  • A aula de Filosofia para Crianças - Diana
  • Brincar com os amigos - Rita
  • Ter uma família - Matilde
  • Quando fico em casa - Daniel
  • Brincar com o meu irmão - Leandro

O  que faz feliz a Professora Lola?
  • Dormir
  • Ver o Mar
  • Brincar com os gatos
  • Estar com os cães
  • Passear no campo
  • Viajar
  • Estar com os meus mochinhos!


Porquê?

Pela sua imensa capacidade de revelar... 
  • simplicidade
  • transparência
  • ingenuidade
  • optimismo
  • esperança
  • candura
  • curiosidade
  • gosto pela escola
  • pureza nos afectos
  • frontalidade
  • Entusiasmo pelas coisas simples da vida ao qual atribuem um enorme significado!


                                                Lola

                                                                                                 

2 comentários:

  1. Olá professora Lola. Sou mãe da Mochinha Marta Alcobia do 1°ano da escola da Boavista. Confesso que inicialmente achei estranho miúdos pequenos "estudarem " filosofia mas depois percebi como a filosofia os ajuda a tornar-se adultos melhores. E o facto de a ver tão entusiasmada a contar-me do que falaram e a tentar explicar-me como chegar ao seu blog (...tens q por no telemóvel Lola e os mochinhos!) Para mim é espetacular!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada minha querida! Não ensino Filosofia...ajudo-os a pensar melhor e tenho aprendido muito com eles! Adoro-os! Abraço!

    ResponderEliminar