segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Projeto




Filosofia para Crianças

Projeto Piloto – EB Rossas
Agrupamento de Escolas de Arouca
Ano letivo 2015/2016

Introdução

As crianças desde a sua mais tenra idade manifestam uma enorme curiosidade por saber, e não se cansam de interrogar sistematicamente os pais ou conhecidos para satisfazer a sua curiosidade pelo desconhecido, que fazem deles uns pequenos filósofos. As crianças reagem da mesma forma que o filósofo perante o deslumbramento do mundo, nesse  impulso genuíno de conhecer e explorar o espaço que a rodeia. Esta atitude revela-se essencial dentro de um quadro educativo que procura romper com a educação para instruir e contribuir essencialmente para uma educação para pensar, que implica a reflexão, a crítica e a criatividade.
Conscientes de que não se transforma uma criança deficitário de pensamento reflexivo, crítico e criativo num adulto racional por excelência,há que investir num trabalho preparatório prolongado que, iniciado o mais cedo possível, terá mais hipóteses de sucesso.
Tendo como referência o programa educacional de MatthewLipman em Filosofia para Crianças, o departamento do 1ºCEB, em articulação com o departamento de Ciências Sociais e Humanas, pretende levar a cabo, e como experiência piloto, na EB Rossas, um projeto de filosofia dirigido para as crianças.
Com este projeto reconhece-se que a filosofia é um contributo positivo para desenvolver o espírito crítico e criativo, para ensinar a pensar e a argumentar, para agilizar o pensamento e o discurso, para promover a curiosidade e a tolerância intelectual, para desenvolver outras competências de âmbito mais curricular, como a leitura e escrita,competências transversais a todas as disciplinas e com impacto positivo noutros domínios curriculares.
Pretende-se com este projeto criar um espaço de questionamento, de reflexão, de autoconhecimento, de criatividade, dominado pelas percepções das crianças face ao seu mundo próximo e mais alargado.
Um projeto que promova nas crianças a aquisição dos valores éticos, o desenvolvimento das competências lógicas, o desenvolvimento da sensibilidade estética, o conhecimento de si e do mundo.

Objetivos

Objetivos Gerais
·                Promover a formação integral das crianças;
·                Educar para os valores éticos universais;
·                Desenvolver a sensibilidade estética e o interesse pela expressão artística;
·                Estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos para que adquirem um pensamento de ordem superior;
·                Promover a articulação interciclos, no âmbito da formação geral da Filosofia.

Objetivos Específicos
·                Estimular as crianças e jovens a pensar bem e a ter um pensamento bem estruturado;
·                Desenvolver a autonomia reflexiva, a consciência humanista, ética e cívica;
·            Aprender procedimentos que os ajudem a pensar, cada vez mais, de maneira crítica, reflexiva, criativa e autónoma;

População Alvo
Alunos do 1º CEB, da EB Rossas –3º e 4º anos;


Temáticas
Tendo como referência o programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman este projeto centra-se na educação para os valores cívicos e para preparação para a cidadania, numa dinâmica que permite a construção da identidade pessoal de forma livre e responsável. A Filosofia para Crianças tem este impacto decisivo para a construção de cidadãos cada vez mais ativos, incisivos e racionais e reflexivos, logo menos sujeitos a influências e interferências.
Os temas a abordar podem surgir nas vertentes:
Multi e Interculturalidade; Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Verdade, Solidariedade, Voluntariado, Relações Interpessoais); Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de género, abusos), Ecologia e Sustentabilidade Ambiental, Saúde (autocuidado, vida coletiva), Consumo; Publicidade; Comunicação de Massas, Direitos Humanos; Segurança.

Metodologia
Consta de uma programa gerido do modo mais aberto e flexível possível, continuamente adaptado às interrogações, interesses e solicitações que emergirão dos grupos de crianças à idade dos alunos e sempre que possível articulado com o percurso escolar formal dos alunos.
O projeto piloto de Filosofia para Crianças do 1º Ciclo desenvolver-se-á ao longo do ano letivo, uma sessão quinzenal por turma, dependente do crédito horário disponibilizado. 

A lecionação será da responsabilidade da professora de Filosofia, Rosa Sousa, em parceria com o professor titular da turma, durante um segmento de 60 minutos quinzenalmente, na aula de Oferta Complementar (coadjuvação).

A coordenação do projeto é da responsabilidade da coordenadora do departamento do 1º CEB, em articulação com a professora de Filosofia, Rosa Sousa, e com a colaboração dos professores do estabelecimento.

Este projeto visa um produto final, “Momentos Filosóficos”, na forma de livro ilustrado ou de outra forma pensada adequada pelos intervenientes..

As atividades inerentes ao projeto são apresentadas à comunidade num Blogue - Lola e a Filosofia, no separador Lola e os Mochinhos que será atualizado regularmente pela Professora de Filosofia Rosa Sousa. Quer Ver?

Este projeto pretende, ainda, ser acompanhado de formação específica, através de Curso de Formação em Filosofia para Crianças e Jovens: Didática para Educadores e Professores; promovida pelo Centro de Formação acreditado para Educadores e Professoresda APEFP; acreditado pelo CCPFC com a duração de 12 horas e 0,5 créditos para a avaliação.
Os Educadores e Professores que frequentarem esta ação estarão no futuro acreditados para criarem nos Agrupamentos projectos de Oficinas de Filosofia para Crianças e Jovens.

Estratégias

 Videos;
Musicas
Histórias de “filosofia para crianças”: leitura e análise.
O diálogo, em jeito de diálogo socrático.
O conto infantil, o conto popular, a banda desenhada, a fábula: leitura e reflexão.
Representação: de emoções, de situações reais ou fictícias, de pequenas peças teatrais; expressão de emoções e sentimentos, desenvolvimento da capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.
A imagem, em especial a pintura e a fotografia: o desenvolvimento da sensibilidade e de interpretação estética.

Recursos

Recursos Humanos
Este projeto implica a atribuição de  dois tempos de 60 minutos (1 letivo e 1 não letivos) à professora de Filosofia;
Outros Recursos
O material necessário para a execução deste projeto deverá ser assegurado pelo AEA e Estabelecimento de Ensino, cuja gestão é da responsabilidade da professora responsável pela lecionação.
Contará com o apoio da Biblioteca na aquisição de alguns dos recursos necessários.

Avaliação

Avaliação formativa, na forma de relatórios dos professores responsáveis (coordenadora de departamento, professor de Filosofia e professor titular da turma), registos fotográficos; atas de reunião de estabelecimento; avaliação da qualidade dos produtos finais; autoavaliação dos alunos.

Professores Responsáveis

Raquel Duarte – Coordenadora do Departamento do 1ºCEB
Rosa Sousa – professora Filosofia

Bibliografia

Sharp, A. M., Compreendendo o Meu Mundo. Manual do Professor para o Hospital das Bonecas, Lisboa: Dinalivro.
Labbé, Brigitte e Michel Puech, Histórias de “Filosofia para Crianças”, Lisboa: Editora Terramar.
Lipman, Matthew, Pimpa.
Lipman, Matthew, A Descoberta de Aristóteles Maia.
Brenifier, Oscar, O que são os sentimentos?, Lisboa: Dinalivro.
Labbé, Brigitte, O Bem e o Mal, Lisboa: Dinalivro.
Brenifier, Oscar, Quem Sou Eu?, Lisboa: Dinalivro.
Brenefier, Oscar, O Que São o Bem e o Mal?, Lisboa: Dinalivro.
Labbé, Brigitte, Os Rapazes e as Raparigas, Lisboa: Dinalivro.
Bloch, Serge, O que são os Sentimentos?, Lisboa: Dinalivro.
Devaux, Clément, O que são o Bem e o Mal?, Lisboa: Dinalivro. Labbé, Brigitte, A Guerra e a Paz, Lisboa: Dinalivro.
Ruillier, Jérôme, O que é a Vida?, Lisboa: Dinalivro.
Ruillier, Jérôme, O que é viver em sociedade?, Lisboa: Dinalivro.
Brenifier, Oscar, O que são a Beleza e a Arte?, Lisboa: Dinalivro.
Labbé, Brigitte, O Trabalho e o Dinheiro, Lisboa: Dinalivro.
Brenifier, Oscar, O que é o Saber?, Lisboa: Dinalivro.
Brenifier, Oscar, O que é a Liberdade?, Lisboa: Dinalivro.
Brenifier, Oscar, O que é a Vida?, Lisboa: Dinalivro.
Brenifier, Oscar, O que é a Felicidade?, Lisboa: Dinalivro.
Livros. Ficção
Gaarder, Jostein, O Mundo de Sofia, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, A Biblioteca Mágica, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, A Rapariga das Laranjas, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, Viagem a um Mundo Fantástico, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, Olá!,Está Aí Alguém? Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, O Mistério do Jogo das Paciências, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, A Vida É Breve, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, O Enigma e o Espelho, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, O Castelo dos Pirinéus, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, O Vendedor de Histórias, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, O Palácio do Príncipe Sapo, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, O Livro das Religiões, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, Maya. O Romance da Criação, Lisboa: Editorial Presença.
Gaarder, Jostein, O Mistério de Natal, Lisboa: Editorial Presença.

Banda Desenhada
Watterson, Bill, Calvin & Hobbes, Lisboa: Gradiva. Watterson, Bill, O Essencial de Calvin & Hobbes, Lisboa: Gradiva.
Watterson, Bill, O Indispensável de Calvin & Hobbes, Lisboa: Gradiva.
Watterson, Bill, Parabéns, Calvin & Hobbes!,Lisboa: Gradiva.
Quino, Mafalda 1, Lisboa: Teorema.
Quino, Mafalda 2, Lisboa: Teorema.
Quino, Mafalda 3, Lisboa: Teorema.
Quino, Mafalda 4, Lisboa: Teorema.
Quino, A Aventura de Comer, Lisboa: Teorema.
Quino, Quanta Bondade, Lisboa: Teorema.
Quino, Potentes, Prepotentes e Impotentes, Lisboa: Teorema.
Quino, Comes e Bebes, Lisboa: Teorema.
Quino, Que Presente Tão Inapresentável, Lisboa: Teorema.
Quino, Artes e Partes, Lisboa: Teorema.
Quino, Homens de Bolso, Lisboa: Teorema.
Quino, Logo Existo Penso, Lisboa: Teorema.
Quino, Mundo Quino, Lisboa: Teorema.

Imagem
Seleção de Magritte, Escher, etc.
Fotografia artística e fotojornalismo.

Sites nacionais
http://www.brincarapensar.pt/
http://www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=71
http://miudagem.com/divulgacao/filosofia-para-criancas/
http://aspirinab.com/valupi/filosofia-para-criancas-em-portugal/
http://radioclube.clix.pt/destaques/professores/index.aspx
http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/jornalismocidadao.aspx?content_id=1266232
http://www.profsintra.org/site/dialogos/dialogos.htm

Outros Recursos de Internet de Interesse
Sociedade Portuguesa de Filosofia: http://www.spfil.pt/cpfc/index.htm
Institute for the Advancement of Philosophy for Children:
http://cehs.montclair.edu/academic/iapc/whatis.shtml#what
Sites internacionais
http://cehs.montclair.edu/academic/iapc/world.shtml#world
Childhood and Philosophy. A Journal of the International Council of Philosophical Inquiry with Children: http://www.filoeduc.org/childphilo/





                                               Lola

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