terça-feira, 3 de novembro de 2015

Quem sou eu?




Quem sou eu?


"Sofia atirou a mala da escola para um canto e pôs um prato com comida para o gato Sherekan. Depois foi sentar-se num banco de cozinha com a carta misteriosa na mão.
- Quem és tu? 
Se ela soubesse! Era obviamente Sofia Amundsen, mas quem era Sofia Amundsen? 
Ainda não tinha sido descoberto totalmente. E se tivesse outro nome? Anne Knutsenpor exemplo. Seria então uma outra pessoa? (…) 
Saltou do banco e, com a estranha carta na mão, dirigiu-se para o quarto de banho.
Colocou-se em frente do espelho e olhou-se fixamente nos olhos.
 - Eu sou a Sofia Amundsen - disse.
 A rapariga do espelho nem sequer respondeu com uma careta. Aquilo que Sofia fizesse, ela fá-lo-ia exactamente da mesma forma. Sofia procurava adiantar-se em relação ao espelho com um movimento muito rápido mas a outra era igualmente muito rápida.
 - Quem és tu? – perguntou a Sofia.
De novo não recebeu nenhuma resposta, mas por breves momentos não soube se tinha sidoela ou o seu reflexo no espelho a fazer a pergunta. Sofia tocou com o seu indicador no nariz reflectido no espelho e disse:
 - Tu és eu.
Não recebendo resposta alguma, inverteu a frase:
 Eu sou tu.”

Jostein Gaarder, O Mundo de Sofia

 ATIVIDADE

Um dia vamos conhecer a SOFIA!
Hoje, como é a nossa primeira aula vamos tentar responder à grande à questão: “QUEM SOU EU?” e, por isso mesmo,  vais fazer o teu retrato para eu te conhecer melhor!

E o que é o retrato? É a representação de uma pessoa ou de uma personagem, em fotografia, em pintura ou em palavras.

Ainda não conheces a SOFIA ...mas será que te conheces a ti próprio?
Vamos, então, responder às seguintes perguntas:

O meu nome é______________________________________________________

Tenho ______ anos

Vivo em __________

Vivo com___________________________________________________________

Gosto de viver lá porque______________________________________________

Fisicamente sou ______________________________________________________

              ___________________________________________________________________

        Psicologicamente sou__________________________________________________
            ____________________________________________________________________

           O que eu gosto muito é ________________________________________________
              ____________________________________________________________________  

           O que eu gosto pouco é ________________________________________________
              ____________________________________________________________________

           O que eu detesto é ____________________________________________________
              ____________________________________________________________________

           Nos tempos livres _____________________________________________________

            O meu programa de TV preferido é ________________________________________

            A minha musica preferida é _____________________________________________


        Quando for grande quero ser ____________________________________________

            Sou diferente dos outros meninos porque _________________________________





 Todas as aulas trarei um tema para pensar criticamente e...
terei uma surpresa diferente para vós!

Gosta de surpresas? 

Qual será a de Hoje? 



                                            Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário