Antes de mais...
Chegou o momento de começar com este agradável mas sempre desafiante projeto de Filosofia para Crianças o qual decidimos designar com esta questão simples, mas profundamente existencial - Vamos aprender a Filosofar?
As perguntas admiráveis das crianças constituem, muitas vezes, interpelações de cariz profundamente filosófico que pretendem avançar para la do deslumbramento que o seu mundo lhe proporciona!
Fazer reflexão conjunta, filtrar pela critica as suas ideias, alargar o debate, proporcionar a descoberta e o respeito pelo diferente, conversar acerca de situações que levam a dilemas no agir quotidiano será uma constante, sem nunca esquecer que da nossa parte teremos de, continuamente, ajustar-nos a um vocabulário muito próprio dos pequenos, cujos limites estão na sua forma de ver o real!
E depois...
bem, depois, permanecerão algumas perguntas sem respostas, alguns olhares sem satisfação imediata, algumas mãozitas trémulas sem as palavras interpretadas no momento!
Mas vai valer a pena...porque há muito abracei este Projeto e quero permanecer nele e com ele enquanto existirem crianças insatisfeitas no saber e no conhecer!
O que iremos aprender com estes miúdos do 3° e 4° anos do Polo escolar de Rossas?
Muito, agradável e profundamente, muito mesmo!
- Desenvolver a atitude crítica e a capacidade argumentativa dos alunos;
- Sensibilizar para atitudes de responsabilidade e alerta;
- Apelar a uma vida e educação com valor(es);
- Realizar atividades que contribuam para a formação de cidadania dos alunos
- .Promover a participação em debates: apresentando, analisando e discutindo diferentes ideias e pontos de vista acerca de temas/problemas filosóficos.
- Partilhar boas práticas: recursos didáticos e trabalhos dos alunos.
- Promover o trabalho colaborativo entre professores de diferentes níveis de ensino (1º ciclo e ensino secundário) de diferentes escolas do agrupamento;
Que atividades?
- O ponto de partida será sempre aquele de decorre de uma situação concreta inicialmente apresentada pela professora ou pelos próprios alunos e transformar - pela forma e pelo conteúdo - essas "reflexões" em questões filosóficas.
- Será fundamental selecionar o que é filosoficamente relevante e didacticamente adequado.
- Pretende-se levar os alunos a compreender o problema em causa, a refletir sobre ele, a formar a sua própria opinião e debatê-lo com os colegas.
- As atividades propostas terão em conta o nivel dos alunos
- Os temas serão diversificados e procurarão ir de encontro ao interesse manifestado pelos alunos;
Exemplos de algumas
temas/problemas:
- Quem sou eu?
- Seremos verdadeiramente livres?
- O que é a liberdade?
- O que são o bem e o mal?
- O que significa ser responsável?
- Tens o direito de roubar para comer?
- Deve-se dizer sempre a verdade?
- O que é a amizade?
- O que é viver em sociedade?
- Devemos ajudar os outros?
- O que significa ser responsável?
- Como devemos tratar os animais não humanos?
- O que é a beleza?
- O que é a obra de arte?
- O que é a felicidade?
Que recursos?
- livros,
- fichas de trabalho
- textos
- noticias
- vídeos,
- filmes
- imagens,
- relatos dos próprios alunos
Lola
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