terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vamos aprender a Filosofar?






Antes de mais...

Chegou o momento de começar com este agradável mas sempre desafiante projeto de Filosofia para Crianças o qual decidimos designar com esta questão simples, mas profundamente existencial - Vamos aprender a Filosofar?

As perguntas admiráveis das crianças constituem, muitas vezes, interpelações de cariz profundamente filosófico que pretendem avançar para la do deslumbramento que o seu mundo lhe proporciona!

Fazer reflexão conjunta, filtrar pela critica as suas ideias, alargar o debate, proporcionar a descoberta e o respeito pelo diferente, conversar acerca de situações que levam a dilemas no agir quotidiano será uma constante, sem nunca esquecer que da nossa parte teremos de, continuamente, ajustar-nos a  um vocabulário muito próprio dos pequenos, cujos limites estão na sua forma de ver o real!

E depois...
bem, depois, permanecerão algumas perguntas sem respostas, alguns olhares sem satisfação imediata, algumas mãozitas trémulas sem as palavras interpretadas no momento!

Mas vai valer a pena...porque há muito abracei este Projeto e quero permanecer nele e com ele enquanto existirem crianças insatisfeitas no saber e no conhecer!

O que iremos aprender com estes miúdos do 3° e 4° anos do Polo escolar de Rossas?

Muito, agradável e profundamente, muito mesmo!



Que objectivos?

  •  Desenvolver a atitude crítica e a capacidade argumentativa dos alunos;
  •  Sensibilizar para atitudes de responsabilidade e alerta;
  •  Apelar a uma vida e educação com valor(es);
  •  Realizar atividades que contribuam para a formação de cidadania dos alunos
  • .Promover a participação em debates: apresentando, analisando e discutindo  diferentes ideias e pontos de vista acerca de temas/problemas filosóficos.
  • Partilhar boas práticas: recursos didáticos e trabalhos dos alunos.
  • Promover o trabalho colaborativo entre professores de diferentes níveis de ensino (1º ciclo e ensino secundário) de diferentes escolas do agrupamento;



Que atividades?


  • O ponto de partida será sempre aquele de decorre de uma situação concreta inicialmente apresentada pela professora ou pelos próprios alunos e transformar - pela forma e pelo conteúdo  - essas "reflexões" em  questões filosóficas. 
  • Será  fundamental selecionar o que é filosoficamente relevante e didacticamente adequado.
  • Pretende-se levar os alunos a compreender o problema em causa, a refletir sobre ele, a formar a sua própria opinião e debatê-lo com os colegas.
  •  As atividades propostas terão em conta o nivel dos alunos
  • Os temas serão diversificados e procurarão ir de encontro ao interesse manifestado pelos alunos;
         Exemplos de algumas temas/problemas:
  • Quem sou eu?
  • Seremos verdadeiramente livres?
  • O que é a liberdade?
  • O que são o bem e o mal?
  • O que significa ser responsável?
  • Tens o direito de roubar para comer?
  • Deve-se dizer sempre a verdade?
  • O que é a amizade?
  • O que é viver em sociedade?
  • Devemos ajudar os outros?
  • O que significa ser responsável?
  • Como devemos tratar os animais não humanos?
  • O que é  a beleza?
  • O que é a obra de arte?
  • O que é a felicidade?


Que recursos?
  • livros,
  • fichas de trabalho
  • textos
  • noticias
  • vídeos, 
  • filmes
  • imagens, 
  • relatos dos próprios alunos



                                               Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário